Sorocabanos disputarão olimpíada internacional de matemática
A aventura desse grupo de crianças, que são alunos da escola Maple Bear, de Sorocaba, começou em abril, com outros 50 mil estudantes brasileiros que participaram da Olimpíada Internacional Mathématiques Sans Frontières. As turmas do 5º e 6º ano receberam uma prova, com nove exercícios de Matemática para serem resolvidos. "Era aula de Português, mas a professora chegou com uma prova surpresa de Matemática. Ficamos bravos, começamos a reclamar, mas só depois, no fim, soubemos que era uma olimpíada!", disse, animada, Luiza de Melo Mendes, de 11 anos.
Cada um resolveu suas questões e depois eles juntaram tudo numa prova só, que foi mandada representando a turma para a competição. "A prova foi bem difícil, principalmente a parte da geometria. Mas fazer junto foi divertido", falou Pedro Vendramini Zanella, de 10 anos, um dos que vai representar os amigos e o Brasil na Índia. A escola de Sorocaba é uma das dez do País que foi escolhida para compor a equipe brasileira. "Foi difícil, mas o legal é que a gente fez em conjunto, cada um, um pedacinho da prova", disse Julia Vieira Bercial, de 11 anos.
Depois de enviada a prova para a organização, chegou o dia de conferir o resultado. "Vimos primeiro a lista da medalha de prata e nosso nome não estava lá. Daí vimos a de ouro, o nome da nossa escola era o último, foi muito legal", contou Luiza. "Fiquei muito feliz de participar e ganhar essa medalha", disse, orgulhosa, Camila Galioni Medeiros, de 11 anos.
Cara feia
A maior parte das crianças logo faz uma cara feia quando escuta falar de Matemática. E entre essas crianças que ganharam a olimpíada não era diferente. A maioria contou ao Cruzeirinho que começou a gostar mais dos números agora, depois de ter ganhado a medalha. "A Matemática é muito importante na nossa vida e acho que a gente vai usar para tudo", acredita Camila. "Acho que um dia a gente vai acabar gostando", disse Bruno Narcizo, 10 anos. "Para mim o mais legal da Matemática é quando a gente entende como fazer e descobre o que acontece", falou Julia Lima de Paulo Lloyd, 11 anos.
Aventura
A aventura das crianças de Sorocaba na cidade de Lucknow, na Índia, durará dez dias, nos quais eles terão que ficar longe da família -- talvez essa seja uma das partes mais difíceis. "Nos primeiro dias a gente já vai ter prova, acho que vai ser legal", espera Enrico Rolim Lannaro de Andrade, 11 anos.
Já Renato Bortolato Vieira de Melo, da mesma idade, confessou que está nervoso. "Estou ansioso também porque eu nunca viajei sozinho."
Fazem parte ainda da delegação brasileira na olimpíada da Índia a Giulia Ruivo Magnani, aluna do 5º ano, e o Miguel Correia Cronenberger, do 6º ano.
Participe também!
A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (MSF) é uma competição para alunos do ensino fundamental e médio. E todas as escolas são convidadas a participar. Para as públicas, inclusive, as inscrições são gratuitas! Cada classe participa como um único time e não há limites para a quantidade de classes interessadas. Convide seus professores para conhecer mais em www.matematicasemfronteiras.org.
Confira a premiação:
Premiação estadual
Ouro - 6º ano Maple Bear Sorocaba
Prata - 1º ano - Objetivo Sorocaba
Prata - 5º ano - Maple Bear Sorocaba
Bronze - 2º ano - Objetivo Sorocaba
Bronze - 6º ano - Objetivo Sorocaba
Premiação nacional
Ouro - 6º ano Maple Bear Sorocaba
Prata - 1º ano - Objetivo Sorocaba
Prata - 5º ano - Maple Bear Sorocaba
Menção Honrosa
Colégio Objetivo Sorocaba - 6º, 7º e 8º ano
Colégio Santa Escolástica - 8º ano
Fonte: x
Nenhum comentário: