Engenharia Mecânica da Satc disputará o Baja 2016.
“Nosso objetivo para este ano é terminar entre as duas primeiras colocações, se conseguirmos isso, vamos nos inscrever no Campeonato Brasileiro”, contou o coordenador do projeto, Adelor Felipe da Costa.
O Baja é uma competição que envolve alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Mecatrônica. As faculdades participantes devem construir um carro para as provas Off Road. O esporte possui campeonatos regionais, nacional e mundial.
“A Satc participa do campeonato desde 2010”, informou o coordenador adjunto de Engenharia Mecânica, Luiz Carlos de Cesaro Cavaler.
A montagem do veículo leva 11 meses, começando em janeiro e indo até novembro, quando acontecem os campeonatos. A equipe é dividida em grupos internos, com cada um deles sendo responsável pelo desenvolvimento de uma parte do carro.
“Estou há quatro anos no projeto, e sou piloto a três. Tem a sensação boa de dirigir aquilo que projetamos”, comentou o piloto do Baja Satc, Júlio César Nuernberg Romagna.
O motor dos carros é igual para todas as equipes, e o regulamento não permite fazer modificações. A Equipe Satc trabalha montando o equipamento de segunda a sexta-feira, entre às 13h30min e 17h30min. O projeto custa aproximadamente R$ 35 mil por ano, bancados pela Satc e outros patrocinadores. O carro pesa 200 kg, comporta quatro litros de gasolina e chega até 60 km/h.
“Todos os anos construímos um carro novo, apenas o motor é utilizado em no máximo duas edições”, falou o coordenador do projeto.
Os carros possuem números, que são definidos através da colocação na edição anterior. A Equipe Satc completou o último campeonato na sexta posição, mas irá utilizar o número 7 em 2016, pois um dos times que terminou na frente colocará outro veículo para este ano. Os carros da mesma universidade devem ter números consecutivos.
Os carros que tiverem problemas na pista podem voltar para a corrida, desde que sejam arrumados no mesmo local. Normalmente é realizada uma parada para reabastecimento.
“No ano passado tivemos uma quebra no meio da prova, mas arrumamos o carro e completamos 30 voltas”, afirmou Júlio César.
O torneio disputado em três dias define o campeão através de um sistema de pontos, que envolve os testes de sexta-feira, as apresentações de sábado e a corrida realizada no domingo.
Sexta-feira é realizada a avaliação de segurança dos carros, um sistema bastante semelhante ao de veículos de passeio. Sábado ocorre à apresentação do projeto, com testes de frenagem, aceleração e tração, realizados por um piloto da organização do campeonato, depois de feita a análise, as equipes possuem 30 minutos para realizarem as mudanças necessárias nos veículos. A principal prova do evento é disputada no domingo, e possui três horas de duração.
“Dos 25 carros inscritos para a competição, quase sempre apenas 10 são aprovados para a largada”, disse o piloto.
O projeto Baja possui o objetivo de dar experiência e novos conhecimentos para os estudantes.
“Qualquer aluno da Mecânica pode participar do projeto, atualmente também temos dois alunos da mecatrônica em nossa equipe. Eu mesmo já participei do Baja como aluno”, falou Costa.
Confira a equipe completa do projeto Baja Satc 2016
- Prof. Adelor Felipe da Costa – Coordenador;
- Powertrain: Murilo Burigo, Gustavo Tcatch;
- Sistema de Freio: Gabriel Angeloni; Sérgio Cachoeira;
- Suspensão / Direção: Júlio Cesar Nuernberg Romagna
- Design: Thiago Milak, Daniel Farias;
- Plano de Negócio: Lais Lopes, Bruna Peruch, Vinicius Costa;
- Gestão: Vanderson Spricigo, Amanda Lopes;
- Eletrônica: Guilherme Benincá; Fernando Costa Cálculo;
- Validação: Rodrigo Metzger
- Atuam ainda na supervisão os professores Fábio Peruchi, Pascoal Meller, Luciano Biléssimo e Luiz Carlos de Cesaro Cavaler.
Fonte: x
Nenhum comentário: