Matemática
É a ciência que estuda as quantidades, o espaço, as relações abstratas e lógicas aplicadas aos símbolos. O matemático usa a lógica na formulação de teorias e no teste de hipóteses. Desenvolve aplicações dos cálculos na pesquisa pura e na ciência aplicada. Cria fórmulas e bancos de dados para interpretar e solucionar problemas de desenvolvimento de produtos, de produção e de logística em empresas. Esse profissional é bastante versátil e pode trabalhar nas áreas econômica, financeira, tecnológica, de física e pesquisa, entre outras. Quem faz licenciatura está habilitado a lecionar nos ensinos Fundamental e Médio.
Tradicionalmente, o maior mercado é o da docência, para os licenciados atuarem em escolas públicas e particulares de ensino Fundamental e Médio. Este é um mercado aquecido para o licenciado, pois o déficit de professores da área das Ciências Exatas é grande. Bacharéis, principalmente aqueles que têm mestrado e doutorado, são contratados pelas universidades para ensino e pesquisa. Também podem atuar em bancos, no mercado financeiro e em empresas de diversos setores que façam uso de modelagem matemática. Ganham importância dentro das corporações profissionais especializados em gerenciamento de dados e modelagem matemática, capazes de desenvolver algoritmos para melhorar o desempenho do negócio. As capitais, principalmente do Sul e Sudeste, são os mercados mais interessantes. Mas há carência de professores no país todo destaque para o Ensino Médio em escolas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Curso
Teorias matemáticas em suas diversas áreas álgebra, geometria e estatística, por exemplo , bem como suas diversas aplicações constituem o núcleo do curso. Nos dois primeiros anos, o currículo traz cálculo diferencial e integral, álgebra e geometria. A partir do terceiro ano, quem opta por licenciatura (veja também o verbete Ciências Naturais) passa a ter disciplinas de Pedagogia. Quem segue o bacharelado se aprofunda nos temas de matemática. Atenção: alguns cursos têm enfoques específicos, como informática (ou computacional); negócios (ou empresarial); industrial; e matemática aplicada (veja definições no item O que você pode fazer). Na Ufopa (PA), uma licenciatura integra Matemática e Física e habilita o estudante a trabalhar nas duas áreas.
Duração média: 4 anos.
Outros nomes: Ciên. (matem.); Educ. (ciên.: matem.).
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
A UFSB oferece uma licenciatura interdisciplinar em Matemática e Suas Tecnologias nos campi Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, com a duração de quatro anos. Esse curso forma docentes para o ensino básico em grandes áreas ou blocos de conhecimento articulados.
O que você pode fazer
Análise numérica
Traduzir modelos matemáticos para a linguagem de computadores.
Ensino
Lecionar em escolas de ensinos Fundamental e Médio. No superior, é preciso uma pós.
Modelagem
Construir modelos matemáticos que simulem situações reais, a fim de antever e prevenir problemas, em parceria com físicos, químicos e engenheiros. o trabalho nessa área costuma ser feito em indústrias, instituições financeiras ou centros de pesquisa.
Matemática industrial
Atuar com as questões relacionadas à organização de uma empresa, buscando otimizar a sua produção e o desempenho dos funcionários.
Matemática computacional
Desenvolver tecnologias e projetos para empresas.
Matemática aplicada
Aplicar técnicas matemáticas, estatísticas e computacionais na solução de problemas em áreas variadas do conhecimento.
Matemática empresarial
Trabalhar com ferramentas matemáticas e técnicas de gestão para solucionar problemas relacionados às finanças, ao marketing e à logística.
Fonte: Guia do Estudante
Nenhum comentário: